quarta-feira, abril 09, 2014

O sincomás (Pachyrhizus erosus): uma interessante raíz comestível de Timor-Leste.

O sincomás é uma raíz muito usada na alimentação dos timorenses. Esta planta é uma leguminosa trepadora que pode crescer até 5 m. A planta é perene rebentando todos os anos da raíz. Tem pilosidade e as flores são azuis.

Melhora os solos pelo azoto que fixa, até 200 kg/ha, pelo que se deve enterrar todos os restos da cultura.

As sementes são ricas em rotenona, um insecticida natural.

 Só a raíz é comestível, a parte aérea, caules e folhas, são venenosos. Aquela é muito saborosa, com sabor entre a batata e a pera. Come-se cru com sal ou sumo de limão, como em Portugal se come o rábano e os rabanetes. É um alimento pobre em calorias mas rico em fibras e substâncias anti-oxidantes. Possui o açúcar inulina como a batata doce. Pode produzir raízes com 23 kg!

O nome da planta em Timor deriva do filipino "sing kamas" o qual será uma deturpação de "jicama", como é chamado na sua terra natal, o México. Dai também se usar o sinónimo, "inhame mexicano". Os espanhóis levaram o sincomás para as Filipinas, pela rota do Pacífico, e daqui espalhou-se por todo o sudeste asiático.

Esta leguminosa gosta de solos ligeiros com muita matéria orgânica, por isso agradece umas pás com estrume de búfalo ou de galinha, bem curtido.É uma planta tropical e não se cultiva acima dos 1000 m nem em locais com geada. Nas zonas temperadas pode-se cultivar na Primavera, mas com baixas produções.

Talvez seja a única leguminosa de que o homem só aproveita a raíz.
Em Timor aparece por vezes à venda nos mercados de rua,.

Ita hakarak rai diak iha to'os? Então tenke kuda sincomás!

  

Nenhum comentário: