sábado, dezembro 15, 2012

Conhece a Tara-Bandu? Ita hatene Tara-Bandu ?

Numa aldeia costeira de Timor-Leste um homem preside a um ritual e consulta os espíritos dos antepassados, sob a copa de uma árvore, enquanto o Secretário de Estado das Pescas, autoridades locais e pescadores observam. A cada participante foi entregue uma folha de palmeira areca para marcar a sua presença e para que se recorde do que ficou combinado na reunião: decisões colectivas no acesso a áreas de pesca, terra e recursos florestais.


Chamada Tara Bandu, esta cerimónia foi feita em Timor-Leste durante muitas gerações. É uma maneira tradicional de regular a interacção entre as pessoas, e entre as pessoas e o meio ambiente – particularmente o acesso e a distribuição dos recursos naturais.

Desta vez o estado central também está representado e as decisões foram escritas em papel e on line. Estas actualizações da tradição foram organizadas com a colaboração da Cooperação Espanhola e do programa da FAO para as pescas RFLP. A população local acredita que a tradição é importante para o planeamento do acesso aos bens colectivos, para a sua distribuição e para o respeito pelo património comum. Estes são valores centrais do modelo cooperativo, o qual chegou ao país muito mais recentemente.

Leia mais sobre este assunto em : New Agriculturist (www.new-ag.info)