quarta-feira, dezembro 02, 2009

Os bovinos de Timor-Leste

A principal raça de bovinos existente em Timor-Leste é a raça Balinesa. Estes são animais da espécie Bos javanicus (boi de Java) ou Bos banteng (banteng é o nome vulgar destes bovinos em inglês). São diferentes dos outros bovinos das zonas tropicais, os zebus, da espécie Bos indicus (literalmente "boi da India"), e ao contrário destes não apresentam bossa. Os bovinos das zonas temperadas, como todas as raças existentes em Portugal, são ainda de outra espécie diferente, o Bos taurus.


Vaca balinesa em Railako/Karau-vaca ida iha Railaku.

Os bovinos balineses são animais extremamente rústicos, de pequena estatura, resistentes às doenças e às agruras das prolongadas estações secas que se registam em Timor. Nesta estação do ano, estes bovinos conseguem alimentar-se do capim seco e das folhas das árvores. Também são suplementados com palha de milho e restos das hortas.


Manada de balinesas em pastoreio numa savana de Totuala durante a estação seca(repare-se na cor cinzenta do touro, á direita na foto)

Estes animais existem só em Timor e em algumas ilhas da Indonésia, muitas vezes em estado selvagem. A sua principal produção é a carne e não são ordenhados. A maior parte dos criadores possui um ou dois animais, que faz pastar nos baldios, presos por uma corda a uma estaca ou a uma árvore. Mesmo no interior da cidade de Dili podemos passar por um destes belos animais. Noutras zonas, como na ponta Leste (Lautem) ou Batugadé, encontramos grupos maiores de balinesas, com algumas manadas de várias dezenas de indivíduos. Na costa sul podemos encontrar a criação de bovinos associada aos coqueirais. A produção de bovinos balineses tem também grande importância em Oekusse.


Tassitolo (Dili): suplementação de vacas balinesas com palha de milho, durante a estação seca.
Batar du'ut maran ba karau-vaca durante bailoron, iha Tassitolo (fulan Maio).

As vacas têm cor canela e nos touros a pelagem adquire um tom cinzento, quase negro. Os cornos são escuros, pequenos e brilhantes, e nas nádegas exibem uma mancha branca. As extremidades dos membros até às unhas são também brancas.


Engorda de vitelas balinesas em feed-lot, na Missão Lopes, em Dare. Neste feed-lot a água das lavagens com o chorume e o estrume, cai por gravidade para um terraço com capim elefante e caliandras, localizados ao lado e numa cota inferior. Eis uma excelente maneira de reciclar os nutrientes e a água.
Karau-vaca oan iha Dare (Missão Lopes). Bainira ema hamoos, be ho karau vaca tem no min monu ba to'os ho du'ut ba karau-vaca. Hanessan, sira bele halo reciclagem be no nutrientes nian.

Nunca é de mais salientar a importância estratégica da criação de gado em Timor-Leste. Com a criação de gado podemos:
- ter mais carne e melhorar a alimentação da população, que é extremamente deficitária em proteínas animais;
- exportar vitelos e fazer entrada de divisas no país. Muitos dos vitelos da raça balinesa em Timor são vendidos para a Indonésia onde são recriados (engordados);
- obter estrume para as hortas, e desta maneira acabar com a agricultura de abate e queimada, que destrói o solo, as florestas e o ecossistema.


Karau-vaca iha nu laran hosi Viqueque. Vaca balinesa num coqueiral de Viqueque.

Para fomentar a produção bovina em Timor Leste torna-se necessário:
- melhorar os cuidados veterinários;
- melhorar a alimentação na estação seca, recorrendo à plantação de bancos de proteínas, parcelas de terreno densamente plantadas com ai-kafé (Leucaena leucocephala), turis (Sesbania grandiflora), marungi (Moringa oleifera), etc…
- promover a produção de pastagens à base de gramíneas de bom potencial forrageiro como o capim elefante (Penissetum purpureum) , o milho-pérola (Penissetum glaucum), etc…
- promover a constituição de “feed-lots”, em explorações de agricultores especializados na compra de vitelos e sua recria em ambiente confinado, tendo em vista o mercado interno e a exportação;
- melhorar a raça balinesa, escolhendo para reprodutores os touros mais bem conformados e produtores de carne.
- criar matadouros dotados de boas condições de higiene e vias de acesso.


Sesbania grandiflora (variedade de flores vermelhas)- Ai turis (Sesbania grandiflora)ho ai-funan mehan. Ami bele fo nia ba balada han.


Tahan, ai-funan no ai-fuan Marungi (Moringa oleifera) nian: diak los ba ema ka balada.

(Todas as fotos do autor)