terça-feira, agosto 05, 2008

Caliandra: tahan ba balada

A caliandra (Calliandra calothirsus) é um arbusto originário da América Central de onde foi levado para a Indonésia e depois para todas as zonas tropicais. Hoje em dia cultiva-se bastante nos países de clima tropical. Também em Timor-Leste podemos observar algumas plantações recentes de caliandra na Cooperativa Café Timor (Comoro), Brigada Agrícola de Gleno e Missão Lopes (Dare).

É um arbusto de desenvolvimento rápido e que pode crescer até aos 12 m. Pertence à grande família das leguminosa fixadoras de azoto e, por isso, tem grande interesse para melhorar os solos pobres de Timor. Pode vegetar em Timor-Leste em quase todas as regiões excepto na alta montanha, para lá dos 1500 m. Estas zonas já são muito frias para a caliandra. Porém resiste muito bem à secura, suportando até 6 meses sem chuva, pois desenvolve grandes raízes que trazem água das zonas mais profundas da terra.

Largamente utilizada nas Filipinas, na Indonésia e noutras ilhas do Pacífico, para enriquecer o solo, alimentar o gado e os peixes, e produzir lenha. Produz em abundância rebentos, folhas, flores, vagens e sementes de grande valor alimentar para os animais, particularmente na estação seca (bailoron). Resiste melhor aos insectos que atacam outras plantas forrageiras, como a leucena ou ai café. De referir que a caliandra produz flores todo o ano, as quais são muito apreciadas pelas abelhas. É por isso uma planta melífera.

É muito útil na recuperação de solos degradados e em regiões muito atacados por ervas como imperata (du’ut manulai), pois produz muita sombra que mata estas ervas. A sua sombra também é a razão porque se planta a caliandra junto às habitações e nas hortas (foto seguinte: copas de caliandra em Gleno, aliviam bastante o calor no campo timorense)



A caliandra pode semear-se directamente no terreno bem cavado, em conjunto com outras culturas ou em talhões separados, depois de demolhar as sementes durante 24 horas. Também se pode propagar por estacas obtidas a partir dos seus troncos e ramos. Nos cultivos mais densos pode usar-se um compasso de plantação de 2 x 0,5 m. Um processso muito aconselhado é o cultivo das caliandras em ruas afastadas de 5 a 10 m e com outros cultivos no meio dessas ruas (milho, mandioca, etc…). Deve-se ter o cuidado de cortar ou arrancar as ervas que rodeiam as jovens plantas, no 1º ano de vida. Nos solos mais pobres espalha-se e enterra-se algum estrume no terreno, para acelerar o crescimento das jovens caliandras.
Cortam-se os ramos a cerca de 1 m de altura para dar aos animais. Para produzir lenha a plantas devem ser plantadas à distância de 1 x 2 m e cortadas a 1m de altura de 6 em 6 meses.
Na foto seguinte podemos observar a plantação de caliandras da Brigada Agrícola de Gleno, feita pea Missão Agrícola Portuguesa. Na segunda foto bovinos balineses alimentados com gramíneas e ramos de caliandras, na Missão Lopes, em Dare. Nesta quinta os ruminantes são alimentados com uma dieta à base de caliandras, gramíneas tropicais e resíduos das hortas. As plantações foram feitas a uma cota inferior à dos estábulos de modo que as plantas recebem a água da lavagem por gravidade. Obtém-se assim uma boa reciclagem dos nutrientes e da água.