sexta-feira, abril 11, 2008

Tali metan (Arenga pinnata)


Arenga pinnata (Dare)


Gamuti numa loja em Railako


Açúcar de palma (adquirido no Supermercado Litas - Díli)

Tali metan (Arenga pinnata) fo ema gamuti no tuaka. Ita hare tali metan barak iha Dili ka dalan inan Díli-Ermera. Tali metan fo mos masi-midar. Nia ai fuik.

A tali metan é uma palmeira fácil de encontrar nas zonas baixas e de meia encosta de Timor. As populações extraem-lhe o gamuti, fibra negra que envolve o espique, usada na cobertura das casas e no fabrico de cordas. Os agricultores cortam os pecíolos das folhas e introduzem-nos dentro de garrafas para extrair a seiva e fabricarem vinho de palma (tuaka). Na Indonésia produz-se industrialmente açúcar a partir da seiva da arenga.

Gliricidia sepium


Ita bele hare Gliricidia sepium iha hotuhotu manas fatin sira iha Timor Leste. Ai Gliricidia fo tahan ba balada iha bailoron. Foto sira iha ne'e Ita hare tahan maran iha Cristo Rei (Díli). Balada la gosta han tahan gliricidia matak.
Gliricidia sepium é uma importante árvore forrageira em todos os países tropicais. Também se usa para sombrear o café. Como ornamental pode ser vista pelos quintais de Díli pois as suas belas flores rosadas enbelezam a estação seca, quando a planta perde as folhas. Encontram-se muitas na subida para o Cristo-Rei, e em Comoro, na vacaria da CCT, que usa a forragem para alimentar o gado. Este não come a forragem verde. É uma boa planta para agostadouro, durante a estação seca. Reproduz-me muito facilmente por estacas e sementes.

Sesbania grandiflora

Ai-turi ka Sesbania grandiflora iha ai leguminosa importante tebes. Ita bele hare ai-turi hotu fatin iha Timor maibe nia la gosta malirin fatin sira. Ai turi diak tebetes atu fo ba balada (bibi, bibi malae, karau no karau vaca). Ema han ai turi mos tan nia iha barak proteína.

Sesbania grandiflora é uma leguminosa de Timor muito utilizada na cozinha timorense, pois as suas flores comem-se fritas. Também na alimentação animal a ai-turi é muito importante pois produz forragem de grande valor alimentar para os ruminantes. Deve-se plantar esta linda árvore nas hortas pois enriquece o solo e produz muitas proteínas para todos. Não faz muita sombra, o que é bom para as culturas do sob-coberto (couves, batata-doce, etc...). Em Manatuto usam-se para decorar as ruas, tanto as de flor vermelha como as de flor branca.

Em Triloka, Baucau



Visita de estudo à fábrica de produção de seda de Triloca, Baucau, Maio de 2006. Turma do 4º ano de Ciências Agrárias, disciplina de Transformação dos Produtos Agrícolas e Florestais.

Alunos de Zootecnia Geral, Maio de 2006

Alunos da cadeira de Zootecnia Geral, em Maio de 2006, na sala de Ciências Agrárias da UNTL.

Fundação Oriente, Maio 2006

No lançamento do livro "Encontro de Culturas em Timor Leste" de Francisco Xavier de Menezes (Fundação Oriente, Díli, 30/3/2006) .
Também encontro de culturas entre os meus alunos de Díli e de Beja.

Lançamento da Gramática da Língua Tétum



No lançamento da "Gramática da Língua Tétum", sob a figueira da UNTL (Maio, 2006)

Turma 2ºano Ciências Agrárias 2005/2006

Turma do 2º ano do Curso de Engenharia Agrícola no lançamento da "Gramática da Lingua Tétum", na UNTL, em Maio de 2006.