domingo, dezembro 28, 2008

Masin Timor Leste nia: rekursu ida kapás

Masin Timor Leste nia: rekursu ida kapás


Masin (NaCl, cloreto sódio nia) rekursu diak ba ema no balada. Ema katak hela besik tassi halo masin atu fa’an. Iha dalan besik tassi iha hotu Timor Leste Ita bele hare ema fa’an masin. Ema no balada presiza han masin tanba nia fo sódio (Na) no cloro (Cl) atu metabolismo. Du’ut laiha barak Cl ka Na.
Cl ho Na ho mós Potássio (Ka) konsege equilibrio osmótico no mós equilibrio ácido-base iha células isin nia. Isin preciza mós Cl atu halo ácido clorídrico kabun nia. Bainhira laiha Cl iha hahán balada sai boot neineik.
Na halo knar iha transporte impulso nervoso nia. Mós absorção glucose no aminoácidos ba ran, iha laran mutin, presiza Na. Bainhira laiha Na iha hahán balada lakon bé no nós sai boot neineik. Manu fo menus manu tolun. Du’ut iha Na uit deit.
Nune’e balada tenke simu suplemento masin nia nafatin. Maibe la haluha Ita tenke fo mós nafatin bé ba balada. Ita bele tesi pneu no tau masin iha ida-ida balu.



Fatin fa'an masin (Obrato). Venda de sal em Obrato


O sal de Timor – Leste é um recurso muito importante

Tanto para as pessoas como para os animais o sal é um recurso muito útil. Quem anda por Timor repara que perto do mar é frequente encontrar sal à venda dentro de artísticos sacos de folha de palmeira entrançada. Tanto as pessoas como os animais precisam de sal como fonte de Na e de Cl. Enquanto que os seres humanos consomem sal juntamente com outros alimentos, como peixe, balichão, etc…, os animais alimentam-se sobretudo de erva, um alimento pobre em sódio ou cloro.
Cl e Na, em conjunto com o potássio (Ka) participam no equilíbrio osmótico das células e no equilíbrio ácido-base. O Cl também é fundamental para a síntese de ácido clorídrico no estômago. É por isso que quando não há Cl suficiente na alimentação os animais apresentam um crescimento muito reduzido.
O Na participa também na transmissão do impulso nervoso assim como na absorção intestinal dos hidratos de carbono e dos aminoácidos. Na falta de sódio os animais reduzem o seu desenvolvimento. Um sinal de que o equilíbrio osmótico das células se apresenta seriamente afectado é a desidratação que estes animais apresentam. Nas galinhas a postura dos ovos também se reduz.
Assim, os donos dos animais devem dar-lhes sal. Um meio simples de o fazer é cortar um pneu ao meio e colocar sal no interior de cada metade. Nunca esquecer de ter sempre água à disposição dos animais.

2 comentários:

A. M. de Almeida Serra disse...

Caro Augusto Lança,
Parabéns pelo seu blog. De vez em quando dou uma mirada e acho sempre interessante os temas que aborda.
Espero que os colegas timorenses o vão acompanhando e beneficiando dos ensinamentos que ele transmite.
Pena é que não tenha disponibilidade para escrever mais vezes. Há uma componente de "serviço à comunidade" muito importante no seu trabalho e que aprecio muito. Aliás, eu próprio, com o "É a economia, estúpido!", tento fazer isso: ensinar a pescar... :-)
Bom 2009! (aserra@iseg.utl.pt)

crisol disse...

Caro, gostei bastante de conhecer mais sobre a agricultura em Timor por seu site, estarei incluindo um link de recomendação no meu (Rede de Agricultrua Sustentável - www.agrisustentavel.com). Aproveito para convidar você a conhecer, caso não o conheça e a divulgar entre técnicos de Timor Leste.

felicidades
Cristiano Cardoso