quarta-feira, janeiro 11, 2012

Abelhas de Timor - Bani Timor nian

Timor foi sempre um grande produtor de mel e de cera. Estes produtos eram, com a madeira de sândalo, das principais mercadorias vendidas pelos timorenses aos estrangeiros que aportavam à ilha, incluindo os portugueses.
Enquanto em Portugal a abelha usada em apicultura pertence à espécie Apis melifera, em Timor é a abelha Apis dorsata que é explorada. Esta abelha elabora nas árvores as colónias características com forma de meia lua  que podemos ver nas fotos e não se adapta a viver em colmeias. A obtenção do mel e da cera é assim o resultado de um corajoso trabalho de subida às árvores, onde com a ajuda de fumo se recolhem os favos. Podemos dizer que esta espécie ainda não se conseguiu domesticar.
Mas há tentativas. Temos conhecimento que no Vietnam em algumas zonas se montam estruturas muito simples que consistem numa vara grossa montada nas extremidades em duas estacas cravadas no solo, uma com 2 m e outra com 1,2 m. A vara fica inclinada, e é depois untada com cera e algum mel. A esta vara encostam-se alguns ramos e bambus de modo a proteger os futuros favos do sol. Quando se recolhe o mel, corta-se unicamente a parte superior direita da meia lua, situada junto à vara. As abelhas continuam a viver na colónia e reconstroem a parte retirada. A face superior da vara, que fica virada para cima,  é aplanada de modo a ficar direita e favorecer o escorrer da água para o solo. 

Bani Timor-Leste nian pertense espécie Apis dorsata. Bani ne'e fuik tebes. Sira diferente bani iha Portugal katak pertense espécie Apis melifera.
(fotos da Dra.Anabela Sequeira)

O mel obtido é vendido em garrafinhas, perto das estradas e nos mercados.

2 comentários:

VIG E OS BOTÕES E O MUNDO. disse...

Estou lendo o Blog, vendo fotos ....conhecendo um pouco do Timor Leste...e encantada ! Muito bom, sou brasileira, amo as plantas, o verde...cultivo a terra... vivo nela !Meus parabéns por tudo que postaram, vou levar um tempo , mas estou lendo do inicio...onde mais posso encontrar coisas tão interessantes assim sobre seu País. País que sempre despertou em mim um forte carinho,Obrigada , Vig Oliveira.

VIG E OS BOTÕES E O MUNDO. disse...

Estou lendo o Blog, vendo fotos ....conhecendo um pouco do Timor Leste...e encantada ! Muito bom, sou brasileira, amo as plantas, o verde...cultivo a terra... vivo nela !Meus parabéns por tudo que postaram, vou levar um tempo , mas estou lendo do inicio...onde mais posso encontrar coisas tão interessantes assim sobre seu País. País que sempre despertou em mim um forte carinho,Obrigada , Vig Oliveira.